4 boas práticas indispensáveis para uma reunião de vendas com os clientes
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  • Foto do escritorLarissa Rodrigues

4 boas práticas indispensáveis para uma reunião de vendas com os clientes



Uma reunião de vendas nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Alguns vendedores, quando vão ter uma reunião com um cliente, estão despreparados, não têm os materiais necessários para uma demonstração e, até mesmo, não têm as respostas para as dúvidas do cliente.

E o resultado? Falta de credibilidade, muitas horas gastas com encontros improdutivos, baixo número de vendas encerradas nas primeiras reuniões e o pior ainda é o custo. É por isso que você, ao marcar uma reunião de vendas, precisa acertar nesse momento. Mas como?

Neste artigo, listamos algumas práticas indispensáveis para ajudar você a tornar sua reunião de vendas mais eficiente. Confira!


1. Pesquise profundamente sobre o seu cliente

Sua empresa entende seus compradores? Pois esse é o primeiro passo para melhorar seu sistema de vendas. Isso acontece porque ao entender profundamente os seus clientes, você será capaz de mapear adequadamente as suas necessidades. Assim, criar valor para a sua solução.

Então, para se preparar para uma reunião de vendas bem-sucedida, visite o site da empresa, veja todas as notícias recentes sobre o negócio do cliente e descubra mais sobre ele por meio das redes sociais. Você também pode utilizar um sistema de CRM para ajudar a coletar os dados.


2. Marque uma reunião e conduza a conversa

O próximo passo é conhecê-lo melhor antes de oferecer qualquer solução. Então, com base em sua pesquisa, monte um roteiro de perguntas e planeje o tempo total que será gasto nesse encontro. Depois é só agendar uma reunião, sempre deixando bem claro o motivo desse contato.

Nesse momento, esteja atento a cada detalhe. Seja um bom ouvinte, mas tenha cuidado para que a conversa não desvie do foco principal. Anote todas as coisas que são consideradas importantes para ele, pois isso vai garantir que você seja capaz de oferecer uma solução apropriada.


3. Planeje a abordagem de vendas de acordo com as necessidades dele

Após identificar as necessidades do cliente, compreender os desafios e os pontos problemáticos do negócio dele, chegou o momento de planejar uma apresentação de como sua solução pode ajudá-lo. Então, verifique se você conhece bem o seu produto ou serviço.

Também tenha em mãos todos os materiais necessários para uma demonstração. Para aumentar o nível de engajamento com seu cliente e sua motivação, ofereça um teste de gratuito por tempo limitado, por exemplo. Isso aumenta as suas chances de fechar o negócio.


4. Desconstrua as objeções e feche a venda

Antes de finalizar um processo de vendas, identifique as possíveis objeções que podem ser apresentadas pelo cliente, tornando-se um obstáculo para o fechamento da venda. Por exemplo, falta de dinheiro, satisfação com o produto ou serviço atual, preço menor da concorrência ou mais tempo para pensar.

São diversos os motivos que levam os clientes a não assinarem um contrato. Então, esteja preparado para contorná-los e aumentar as chances de concluir mais vendas. Não se esqueça de dar um suporte eficiente pós-venda para conquistar definitivamente seu cliente. 

Pronto para uma reunião de vendas bem-sucedida? Então, aproveite para aplicar essas dicas no seu próximo encontro com um cliente. Para controlar todo esse processo, configure todas as etapas do funil de vendas em um sistema CRM.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe-as nas redes sociais para que seus amigos também aprendam a melhorar suas reuniões de vendas!

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