5 dicas para fazer uma gestão de leads em pequenas e médias empresas
top of page
  • Foto do escritorLarissa Rodrigues

5 dicas para fazer uma gestão de leads em pequenas e médias empresas




Se você investe em marketing , certamente já deve ter se esbarrado no termo lead em algum momento, não é? Eles são clientes que demonstraram interesse no seu negócio. E atraí-los é um trabalho que requer muita organização e planejamento. Por isso, é essencial aprimorar a gestão de leads em sua empresa.

Mas cuidado, o gerenciamento não deve ser confundido apenas com a captura. Também envolve o processo de nutrição, qualificação e distribuição. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o post de hoje. Nele, você vai entender o que é lead, descobrir as etapas da sua gestão e como gerenciar esse processo. Confira!


Mas afinal, o que é um lead?

De maneira geral, o lead é uma pessoa que demonstrou interesse no que você tem a oferecer. Mas como esse interesse é demonstrado? Quando ele interage de algum com o seu negócio. Por exemplo, por meio comentários em um determinado artigo preenchimento dos dados cadastrais para receber newsletter ou baixar algum material.

Quando o lead realiza uma dessas ações, torna-se um ativo valioso para o seu negócio, pois está sinalizando que seu conteúdo é valioso para ela e está mais próxima de se converter em cliente. Porém, o trabalho apenas começou e você precisa construir um relacionamento de confiança para que o lead prossiga em sua jornada de compra até tornar-se um cliente. E é nesse momento que entra o conceito de gestão de leads, que consiste em:

captura de leads: captação de contatos por meio de e-books, cursos oferecidos por e-mail, assinatura de newsletter e cadastro para testes gratuitos;nutrição de leads: construção e manutenção de relacionamento com o cliente em potencial por meio de conteúdos personalizados;qualificação de leads: segmentação de prospectos que têm probabilidade real de compra;distribuição de leads: encaminhando dos leads mais relevantes para a equipe de vendas.

Agora que você já sabe o que significa esse termo e quais são as etapas para gerenciá-lo, confira as melhores dicas para fazer uma gestão de leads no seu negócio.


Como fazer a gestão de leads?

Não importa se sua empresa é pequena, média ou grande, gerenciar os seus leads é essencial para o sucesso do seu negócio. Então, aproveite as dicas a seguir.


1. Lembre da jornada de compra para produzir conteúdos

Antes mesmo de pensar no conteúdo, é preciso entender a jornada de compra pela qual seu cliente passa. A partir dela, desenvolver estratégias de inbound marketing. Então, pense em qual etapa da jornada que ele está e produza conteúdos de acordo com cada uma delas.


2. Crie um sistema de pontuação para os leads 

Para acompanhar a evolução do consumidor e classificar o lead em categorias pelo nível de engajamento com a sua marca utilize um sistema de pontuação. Assim, será possível identificar aqueles que estão mais qualificados depois de uma boa estratégia de nutrição. 


3. Passe contatos concretos para o setor de vendas

Depois que os leads foram qualificados pelo marketing, eles são enviados para o time de vendas. Por isso, é essencial que as equipes estejam alinhadas. Nesse momento, o lead está quente e é imprescindível fazer o contato o mais rápido possível.


4. Mensure e otimize os resultados

Para atender o desempenho das suas estratégias de marketing, é essencial mensurar os resultados. Por isso, estabeleça quais são as metas a serem alcançadas em cada etapa do funil de vendas. Acompanhe os resultados e encontre problema e oportunidades na geração de resultados.


5. Automatize seus processos de marketing

Para poupar tempo, diminuir os erros e agilizar o trabalho de nutrição e qualificação de leads conte com uma ferramenta de automação de marketing. Ela ajuda na segmentação da sua base de contatos e automatiza o envio de e-mails marketing.

Pronto para iniciar sua estratégia de gestão de leads e ampliar os seus resultados de marketing e vendas do seu negócio agora mesmo? Então, aproveite as nossas dicas para facilitar e organizar melhor esse processo. 

Gostou dessas dicas e quer aprender mais sobre processos de vendas? Então, saiba como aplicar as estratégias de vendas para gerar mais resultados!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page