A Inteligência Artificial vai substituir os representantes nas vendas?
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  • Foto do escritorLarissa Rodrigues

A Inteligência Artificial vai substituir os representantes nas vendas?


Equipes de vendas não podem lidar com respostas atrasadas ou perder tempo com atividades administrativas, é por isso que a AI (Inteligência Artificial) se torna uma peça essencial no mundo das vendas.

De acordo com o McKinsey Global Institute, a AI automatizará 45% dos processos de vendas

de todos os dias. Além disso, a IA aborda facilmente os desafios relacionados à criação de oportunidades de vendas , priorizando negócios e alcançando o momento certo.

E quais são essas atividades de vendas repetitivas que serão automatizadas?

Coleta de dados: Chatbots em sites e assistentes de voz, como Siri e Alexa, podem coletar dados básicos dos clientes enquanto eles interagem com as marcas sem qualquer intervenção humana.Qualificação de leads: a AI ajuda a analisar o perfil de mídia social, os alertas do Google e outros pontos de dados para analisar os dados e decidir se a conversa com o lead deve continuar, terminar ou ser enviada de volta para o funil.Agendamento de compromissos: Os assistentes pessoais que utilizam técnicas de IA no reconhecimento de fala e no processamento de linguagem podem programar automaticamente horários e locais de reunião com base nas preferências dos atendentes.Como escrever e-mails: se você estiver familiarizado com a resposta inteligente do Gmail, terá uma ideia de como as sugestões automáticas baseadas em AI podem reduzir o tempo que as pessoas gastam na composição de e-mails.

Nancy Nardin – coach de vendas

“AI pode ser a coisa que finalmente torna a automação de vendas uma realidade. Por quê? Porque é isso que a IA é. AI automatiza as coisas. Esse é o propósito. Veja como o futuro se parece para a IA e a venda. Leads não qualificados vão todos passar por um "assistente" de IA, acabando com a antiga discussão entre marketing e vendas. O registro de reuniões, e-mails, telefonemas em CRM será uma coisa do passado. AI irá automatizar esse processo. Sabendo pra quem ligar e o que dizer? Mais uma vez, a IA irá preparar o vendedor com base no "conhecimento" coletivo do cliente em potencial, na sua indústria, no cargo, no cargo. Tamanho. E, finalmente, a IA irá prever quais negócios estão em risco, quais acordos devem ser abandonados e quais negócios serão fechados. Na verdade, todos os exemplos que acabei de mencionar são possíveis com soluções no mercado hoje. A AI não elimina os vendedores. Isso lhes permitirá atender melhor os interesses dos clientes em potencial e otimizar o seu território "


Análise de dados para insights de superfície:


Identificação de oportunidades de vendas: Ao analisar dados de toda a empresa, as soluções de inteligência artificial podem identificar oportunidades de vendas e criar uma proposta em seu CRM com produtos recomendados e preços apropriados para o cliente.Priorização de transações: a AI ajuda a analisar muitos dados relacionados a transações, incluindo telefonemas ou e-mails, para entender quais comportamentos e ações impulsionam as vendas. Com base na análise, a IA irá direcionar e priorizar os acordos de engajamento.

David Taber - CEO da CRM Management

“Eu trabalhei no mundo da IA ​​e das ciências de dados por tempo demais, então vejo a promessa de onde essas tecnologias ajudarão e não ajudarão no processo de vendas. A IA e a ciência de dados podem melhorar drasticamente a eficácia da segmentação (diminuindo o desperdício nos programas de marketing), melhorar a velocidade e a mensurabilidade dos ciclos de vendas e aumentar as taxas de ganho. Mas a maior recompensa virá da maior fidelidade do cliente e das taxas de fechamento nos negócios repetidos. Por quê? Porque a aquisição de novos clientes é muito mais cara e não confiável do que repetir negócios. Mas nada disso será possível com uma solução de IA de commodity, porque as tecnologias de IA exigem "ajuste" para atender às suas realidades de mercado específicas e os clientes de sua indústria. Além disso, os sistemas de inteligência artificial precisam ser reajustados à medida que as realidades competitivas e do cliente mudam, ou a eficácia diminuirá consideravelmente em alguns trimestres ”.


Previsão e estimativa:


Previsão de fechamento de negócio: a AI usa aprendizado para analisar dados históricos de vendas para analisar a persona do cliente, suas interações, o potencial e assim prever o resultado do negócio. Venda cruzada e upsell: os algoritmos de IA ajudam a identificar os clientes existentes que têm mais probabilidade de comprar um produto final mais elevado do que possuem atualmente (up-sell) e / ou que têm maior probabilidade de querer um novo produto para complementar sua compra atual (venda cruzada).

As marcas estão usando cada vez mais a inteligência artificial para atingir os clientes certos e fornecer serviços e recomendações personalizados. Aqui estão 5 exemplos de AI que estão mudando como as marcas interagem com os clientes:

Facebook: Usando algoritmos de IA e machines to learn , o Facebook está permitindo que suas máquinas aprendam o máximo possível sobre seus usuários para criar grupos de maneiras mais perspicazes para exibir feeds de notícias e anúncios personalizados.

Netflix: toda recomendação de programação na tela são direcionados pela AI. A Netflix aproveita os algoritmos para analisar o histórico de visualizações de bilhões de horas de conteúdo transmitido por mês para não apenas recomendar programas, mas também criar novos.

Amazon: Usando dados de preferências e compras de clientes individuais, histórico de navegação e itens relacionados e regularmente comprados juntos, a Amazon cria uma lista personalizada de produtos que os clientes realmente desejam comprar.

Harley Davidson: O fabricante americano de motocicletas usa um programa de IA chamado Albert para identificar e qualificar os leads antes de repassá-los a um representante de vendas.

Gogo Air: Uma empresa que fornece tecnologia de entretenimento a bordo usa AI e aprendizado de máquina para entender quais produtos os clientes estão usando mais e como eles serão usados ​​no futuro para prever as tendências e a demanda dos clientes.

Por fim , AI não pode substituir as relações e interações humanas, mas pode facilitar muitos processos diários no trabalho ajudando a não perdemos tempo e nos preocuparmos com o que realmente importa.

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