Aprenda a escolher um CRM de vendas para sua empresa!
top of page
  • Foto do escritorLarissa Rodrigues

Aprenda a escolher um CRM de vendas para sua empresa!




Um bom CRM de vendas é indispensável para empresas preocupadas com resultados comerciais, com a satisfação dos clientes e que atuam em um mercado competitivo. Basicamente, essa ferramenta vai fornecer informações que esses negócios precisam para tomar decisões e dar suporte às operações.

Isso significa que o CRM tem papel estratégico e funcional, mas ainda é preciso considerar que deixar de ganhar também é um tipo de prejuízo. Por isso, não escolher o melhor CRM de vendas, ou demorar em implantá-lo, é um modo de protelar o maior sucesso do negócio, que traz prejuízo para a empresa.

Neste conteúdo você vai ter acesso ao que precisa para uma boa decisão de escolha. Por isso, confira!


Vantagens do CRM de vendas

Antes de relacionar os critérios de escolha para você, vamos avaliar juntos algumas vantagens de utilizar o CRM de vendas. Elas estão listadas nos tópicos abaixo.


Informações para tomada de decisão 

De todos os benefícios que você pode esperar de um CRM de vendas, nenhum supera em ganhos e relevância os gerados pelas informações levantadas para tomada de decisão.

Ao inserir os dados sobre todo o processo de vendas no CRM, a equipe possibilita que eles sejam usados para gerar relatórios, alimentar painéis gerenciais e embasar gráficos que fornecem uma perfeita radiografia da área comercial.

Com essas informações disponíveis, inclusive algumas que permitem análises preditivas, antecipando cenários e oportunidades futuras, a tomada de decisão se torna mais efetiva, acertada e dinâmica.


Dados sobre desempenho

As informações sobre desempenho de equipe e da empresa de um modo geral também ficam mais completas, fáceis de acessar e de analisar. Com base nelas fica fácil identificar os problemas, os gargalos e entraves que dificultam o sucesso do negócio.

Essas informações permitem que os líderes promovam uma melhora contínua dos processos, desenvolvendo ações de capacitação, qualificação e instrução — por meio de reuniões, acompanhamento e outras atividades próprias do setor.


Acompanhamento do funil de vendas

O CRM é desenvolvido para que todo o processo previsto no funil de vendas seja registrado a cada fase. Sendo assim, fica muito fácil de acompanhar índices de conversão, acontecimentos e outros detalhes que ajudam a aprimorar as práticas adotadas no seu funil.


Controle de follow-up

Esse acompanhamento inclui o follow-up, que merece destaque em relação aos outros em razão de sua importância e dificuldade de acompanhamento.

Com o uso de um CRM de vendas cada membro de sua equipe sabe o exato momento em que precisa fazer um contato, seja para enviar uma proposta, seja para saber uma resposta, seja para uma ação de follow-up. 


Produtividade

Além disso, alguns desses processos podem ser automatizados. Isso aumenta a produtividade da equipe, facilita o aproveitamento do tempo de cada um e melhora o foco que, com um CRM, pode ser direcionado para aspectos mais estratégicos e menos operacionais.


Avaliação de um CRM de vendas


Agora que conhecemos alguns dos principais benefícios de um CRM, estamos prontos para relacionar os critérios Importantes de considerar na sua escolha. Antes disso, vale lembrar que não existe um CRM perfeito para todas as necessidades.

O que importa é encontrar aquele que mais se adapta à sua necessidade atual, além de apresentar melhores condições de atender eventuais demandas futuras. Por isso, o seu primeiro passo é entender e relacionar suas prioridades.


Tem todas as funções que você precisa?

É muito comum que profissionais de tecnologia usem o termo “levantamento de requisitos”. Ele se refere a um processo elaborado para determinar as necessidades de desenvolvimento de um software. Com base no que o cliente precisa, o desenvolvedor pode fazer construir a solução ideal.

Do mesmo modo, você também precisa identificar quais são as principais funcionalidades e objetivos que você espera do seu CRM. Por isso, o primeiro critério de avaliação do seu CRM de vendas é o alinhamento com essas demandas, ou seja, responder à pergunta desse tópico: o sistema tem todas as funções que você precisa?


Pode ser adaptado?

Mesmo que você encontre um sistema completo e rico em funcionalidades, algumas não serão úteis para seu negócio e outras não estarão plenamente disponíveis.

Por isso, você também deve avaliar a capacidade de adaptação e a flexibilidade do software em análise. Considere que, mesmo que esse critério não seja importante no momento atual, porque o sistema atende todas as suas necessidades, ela pode ser muito importante no futuro.


O fornecedor tem uma boa equipe?

Dentre os critérios mais importantes, considere a qualificação, a capacitação e o talento da equipe do seu fornecedor. Essas qualidades são de extrema importância porque praticamente tudo que foi desenvolvido — e também o que precisará ser criado no futuro — depende dessa qualificação.

Desenvolvimento

Uma boa equipe vai desenvolver as melhores soluções para qualquer caso. Eles vão entender a sua realidade, elaborar formas de tornar a sua vida melhor e entregar essa solução na forma de um software.

Suporte

A qualidade e o talento da equipe de suporte também são fatores que você deve considerar. É essa qualidade que vai garantir o máximo proveito dos recursos e funcionalidades oferecidas pelo CRM de vendas.


A plataforma é estável e reconhecida?

De nada adiantam todas as habilidades, funcionalidades e demais vantagens se elas não forem suportadas por uma estrutura confiável, que demonstre estabilidade e que seja reconhecida por técnicos competentes.

Uma plataforma consistente vai garantir a segurança dos dados de armazenamento, além da privacidade de seus clientes, colaboradores e da própria empresa.


Pode ser integrado a outras ferramentas?

Na atualidade, as empresas trabalham por meio de vários canais — no melhor da estratégia omnichannel — em várias unidades e com diferentes formatos. Por isso, a integração entre sistemas é fundamental para garantir o compartilhamento seguro de dados e informações.

Com uma gestão centralizada, a operação fica mais barata e é mais bem executada. Além disso, a agilidade, a dinâmica e a flexibilidade que essas integrações proporcionam permitem melhorar a experiência do cliente e, em consequência, a competitividade da empresa.

Aliada à integração, a mobilidade tem um papel fundamental para garantir ir o compartilhamento de informações. Além disso, a dinâmica da equipe comercial depende diretamente da possibilidade de acessar dados de qualquer lugar e a qualquer momento. Por isso, o CRM de vendas precisa estar disponível online.

Em resumo, a larga experiência da netSAC demonstrou que, para atender às exigências dos clientes de CRM de vendas, deve se ter uma ferramenta totalmente funcional, moderna, intuitiva, flexível, integrada e customizável. Ao mesmo tempo, é determinante garantir uma base sólida, com tecnologia reconhecida e segura, como é o caso do sistema vTiger — CRM com código open source muito famoso no resto do mundo.

Por isso, agora que você tem as informações que precisa, conheça o vTiger CRM e se surpreenda.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page