Buscar
  • Larissa Rodrigues

Como criar campanhas de e-mail marketing eficientes?


Você sabe como executar uma campanha de e-mail marketing eficiente? Uma das grandes vantagens dessa estratégia é que as pessoas ainda usam os e-mails regularmente, tornando-os perfeitos para construir e manter relacionamentos. Isso ajuda a gerar mais leads, a aumentar as vendas e ainda a melhorar a retenção.

Apesar de parecer simples a criação de campanhas de e-mail marketing, há alguns cuidados que devem ser observados para que sejam realmente eficientes. Por isso, neste artigo vamos abordar os pontos mais importantes para ajudá-lo a criar campanhas com bons resultados. Acompanhe!

Defina os objetivos e comece a desenhar sua estratégia

Todo bom marketing começa com a definição de objetivos e metas e aqui não seria diferente. Infelizmente alguns profissionais têm deixado isso de lado. Então, para criar e executar uma campanha de e-mail marketing bem-sucedida, pense no que você deseja alcançar.

Pode ser, por exemplo: aumentar as visitas no blog, recuperar clientes inativos, obter feedback e melhorar o relacionamento com o público. Depois disso, deve definir metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Assim, uma poderia seguir um destes modelos:

aumentar em 30% as vendas de CRM em 5 meses; recuperar 10% dos clientes inativos em um 1 mês; elevar as visitas no blog em 40% dentro de 4 meses.

Com base nisso, comece a desenhar a sua estratégia. Pense, por exemplo, se o objetivo da sua campanha é recuperar os clientes inativos, como você pode fazer isso? Oferecendo descontos? Liberando frete grátis?

Construa e segmente sua lista de contato

Um erro muito comum é ter uma lista de contatos comprada, mas por que isso é ruim? Ela pode impedir você de ter resultados melhores, pois as pessoas não conhecem ou não demonstrarão interesse na sua empresa ou produtos/ serviços. Por conta disso, a sua estratégia tem chances muito pequenas de retorno.

Então, vale a pena investir na criação de uma lista própria, mesmo que dê algum trabalho. Para tanto, crie iscas para capturar e-mails de pessoas interessadas. Por exemplo, insira pop-up de newsletter nas páginas do seu site ou blog e crie formulários para e-books.

Para garantir ainda mais resultados, é essencial segmentar as mensagens. Assim, o conteúdo certo vai para a pessoa exata. A segmentação pode ser, por exemplo, por personas, cargos gerenciais, área de atuação da empresa ou origem dos cliques.

Tome cuidado com a estrutura do e-mail

Para começar, entenda os diferentes tipos de e-mail que você pode enviar. Os principais são: e-mails promocionais, que falam de ofertas e descontos; e-mails relacionais, que contem com informações relevantes; e os e-mails transacionais, que estão relacionados às ações pontuais do usuário, como confirmação de inscrição e mensagem de boas-vindas.

Isso permite que tenha uma noção do quanto de conteúdo você deve colocar no corpo do e-mail.

O próximo item a ser observado é o cuidado para não transformar todo o seu conteúdo em uma só imagem, pois alguns serviços de e-mail bloqueiam imagens. Com isso, sua mensagem não chega até o leitor.

Então, busque o equilíbrio entre texto e imagem e adicione Alt tag como um texto alternativo caso uma imagem não apareça. Por fim, insira um único tipo de CTA ao longo do texto e facilite o descadastramento do usuário para evitar que seus e-mails possam ser considerados SPAM por estarem sendo jogados fora.

Evite e-mails com cara de SPAM

Mesmo que você tenha uma lista de contatos própria, os filtros dos e-mails ainda podem considerar certas mensagens SPAM. Isso acontece por diversos fatores, mas há alguns detalhes que podem ser seguidos na hora de construir os conteúdos das suas campanhas para inibir isso.

Veja algumas boas práticas que conseguem evitar que seus e-mails sejam considerados SPAM:

não use CAIXA ALTA; limite o assunto a no máximo 50 caracteres; não exagere na utilização de acentos gráficos (?!!); não empregue exageradamente termos que levam as mensagem para o lixo, como clique aqui, grátis, imperdível, promoção ou qualquer coisa que se refira a ganhar dinheiro ou perder peso; evite fotos e figuras em excesso ou muito pesadas; insira Alt tags nas imagens.

Seguindo esses cuidados, você consegue impedir que os seus e-mails sejam marcados como SPAM, e seus dados como remetente, guardados em uma lista negra de bloqueios, conhecida como blacklist.

Crie linhas de assuntos atraentes

Outro ponto essencial para criar campanhas de e-mail marketing eficientes é a linha de assunto. Ela desempenha um papel crucial, uma vez que leva as pessoas a clicarem e abrirem os seus e-mails. Então, o seu assunto precisa ser atraente e despertar a curiosidade do leitor.

Como gerar impacto logo no assunto? Você pode capturar a atenção do usuário por meio de perguntas. Também pode aproveitar os números ou estatísticas para dar destaque ao assunto. Ou utilizar emojis para criar um elo emocional ou descontrair.

Já para ações específicas, como estimular a inscrição em cursos, você pode usar a urgência como elemento-chave no seu assunto. Independentemente de quais sejam as estratégias aplicadas para atrair a atenção, sempre faça testes para ter certeza de quais estão dando mais resultados.

Construa um calendário de envio e monte fluxos de nutrição

Com que periodicidade você vai enviar e-mails? Pode ser diária, semanal, quinzenal ou mensal. Porém tome cuidado para não encher a caixa de entrada do usuário e, assim, aborrecê-lo. Também não fique muito tempo sem enviar conteúdos para não cair no esquecimento.

E qual o melhor momento para enviar? Como não há uma regra absoluta, você deve testar. Pense em qual dia da semana e horário os seus leitores têm mais tempo para abrir os e-mails. Todas essas informações precisam estar organizadas em um calendário de envios.

Finalizando, tão importante quanto as dicas anteriores é ter uma boa ferramenta para o envio de campanhas. Nela estarão contidos dados que facilitarão a segmentação das listas, ferramentas que permitirão disparar e-mails agendados e fornecer informações para acompanhar o desempenho das campanhas.

Não há dúvidas de que as campanhas de e-mail marketing ainda são uma mina de ouro de oportunidades para as empresas. Para tirar o máximo proveito dessa estratégia de marketing digital, aproveite as nossas dicas. Lembre que uma boa ferramenta de automação pode ajudá-lo a melhorar os seus resultados.

Gostou deste artigo? Quer complementá-lo e entender acerca da automação de marketing digital? Então, confira seis vantagens sobre ela.

0 visualização

CONTATO

Atendimento Brasil
 

Grande São Paulo:  (11) 2122-0234

Vale do Paraíba:      (12) 3600-3540

Santa Catarina:       (48) 3181-0285

Atención en Español

Mexico: +52 55 4169 2122

Chile:    +56 65 2562737

ONDE ESTAMOS

Brasil

Suporte e Desenvolvimento

Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 1145
Torre Office – 706 – Mogi das Cruzes - SP

Comercial

Av. Nações Unidas, 14261

25.o Andar - netSAC - São Paulo - SP

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

REDES SOCIAIS

empresa2.png

© 2019 by netSAC.