Buscar
  • Larissa Rodrigues

Como fazer a precificação de produtos e serviços corretamente?



A correta precificação de produtos e serviços é uma das tarefas mais importantes para qualquer negócio, pois é ela que garante a máxima lucratividade e, ao mesmo tempo, ajusta o preço à realidade do mercado, garantindo um equilíbrio entre os objetivos da empresa e os interesses do público.

Além disso, esse cálculo ainda precisa considerar a concorrência que, muitas vezes, pode até trabalhar com preços abaixo do custo — como estratégia para ganhar mercado. Ou seja, embora a saúde financeira da empresa costume ser mais facilmente percebida como o motivo de fazer uma boa precificação — o que é realmente fundamental —, essa atividade também envolve a competitividade e a percepção do consumidor.

Vamos entender isso melhor? Confira!

Como fazer a precificação de produtos e serviços?

Para começar, precisamos falar para você sobre as diferenças entre a precificação de produtos e de serviços. Afinal, os custos do serviço não incluem matéria-prima, por exemplo. Já na precificação de produtos, o controle de estoque, o levantamento de preços médios de compra e outras variáveis são bastante influentes.

Porém, há algumas questões mais gerais e comuns aos dois levantamentos. Os tópicos abaixo foram elaborados exatamente sobre elas.

Estude a concorrência

A estratégia de preços da concorrência é de grande importância para a sua definição. Imagine, por exemplo, que um dos seus concorrentes trabalhe com um preço razoavelmente acima dos outros rivais e do seu, além de agregar algum valor especial ao produto ou serviço.

Essa estratégia visa posicionar o negócio como superior em qualidade. Sem saber disso, fica difícil definir como disputar o mercado com esse concorrente. Ainda, conhecer a precificação da concorrência permite identificar a média, o mínimo e o máximo dos preços adotados pelo mercado, servindo de referência para seu cálculo.

Conheça seu público

Imagine uma hamburgueria gourmet com preço mínimo de R$ 45,00 instalada em um local carente, com média de renda baixa. Certamente, o produto não terá a mesma saída do que a de um negócio presente em um bairro nobre, com tradição de oferta de culinária internacional.

Isso não significa, necessariamente, que o estabelecimento não deva ser instalado no lugar com limitações de renda, mas que, nesse caso, o serviço deve ser elaborado considerando que as pessoas vão frequentar a hamburgueria em ocasiões especiais, e não para as refeições do dia a dia.

Seja como for, o importante é entender a relação entre o seu público e o preço. Levantar os dados demográficos dos potenciais clientes e estabelecer canais de comunicação que facilitem contatos, pesquisas e manifestações espontâneas são algumas das medidas que podem contribuir para definição de sua política de preço.

Levante os custos internos

Em paralelo a esses levantamentos, também será preciso calcular o custo por unidade, contabilizar todas as despesas de modo sistemático, monitorar a margem de lucro e cada uma das despesas necessárias para fornecer o produto ou serviço. Quanto mais precisos forem tais dados, mais confiável será o seu cálculo de preço.

Use tecnologia

De um CRM — que oferece dados detalhados sobre as interações com o cliente, a frequência de compra e o percentual de não venda relacionada ao preço — até um sistema de inteligência de negócios — capaz de analisar e cruzar dados diversos —, existem várias tecnologias que podem facilitar o processamento das informações necessárias para precificar os seus produtos e serviços.

Além disso, sistemas informatizados também são importantes para garantir a segurança, a privacidade e a agilidade, que depende diretamente da automação. Os recursos tecnológicos disponíveis possibilitam que você se dedique mais à análise de relatórios, do que se ocupe elaborando esses documentos.

Para concluir, ainda precisamos mencionar que a precificação de produtos e serviços é uma tarefa de precisão. Por isso, o cálculo manual oferece riscos desnecessários, especialmente porque o investimento em tecnologia é pago rapidamente com o retorno obtido.

Fique por dentro e receba outras boas dicas sobre negócios. Para isso, assine agora mesmo a nossa newsletter.


0 visualização

CONTATO

Atendimento Brasil
 

Grande São Paulo:  (11) 2122-0234

Vale do Paraíba:      (12) 3600-3540

Santa Catarina:       (48) 3181-0285

Atención en Español

Mexico: +52 55 4169 2122

Chile:    +56 65 2562737

ONDE ESTAMOS

Brasil

Suporte e Desenvolvimento

Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 1145
Torre Office – 706 – Mogi das Cruzes - SP

Comercial

Av. Nações Unidas, 14261

25.o Andar - netSAC - São Paulo - SP

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

REDES SOCIAIS

empresa2.png

© 2020 by netSAC./ Brainwave