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  • Larissa Rodrigues

Quais são as 10 características essenciais de um bom vendedor?


Esqueça, o vendedor perfeito não existe! No entanto, você pode encontrar um profissional capaz de se aproximar da perfeição graças à sua personalidade, comportamento e métodos de trabalho que permitam alcançar resultados incríveis. Mas, afinal, o que é preciso para ser um bom vendedor?

Há algumas características essenciais para ser um bom vendedor, que podem ser desenvolvidas nos seus colaboradores para que, assim, você tenha uma equipe de vendas de sucesso. Confira quais são elas:

1. Ter paixão pelo que faz

Quando um vendedor ama o que faz e a empresa na qual ele trabalha, torna-se um profissional mais bem-sucedido. Ele veste a camisa e se empenha para entregar o seu melhor. Isso vai impulsionar as demais características essenciais para ser um bom profissional.

2. Buscar pelo conhecimento

Vender é um trabalho árduo e exige uma constante atualização. Isso, pois, diante de tantas mudanças no mercado, seja no comportamento do consumidor, seja em relação a técnicas de venda, o profissional precisa sempre estar em busca de novos conhecidos para que possa obter os melhores resultados.

3. Praticar a escuta ativa e saber se comunicar

Um bom vendedor precisa atender às necessidades do seu cliente. A melhor maneira de saber como fazer isso é ouvindo o que ele está dizendo. Para, então, propor uma solução. Então, tenha em sua equipe vendedores que sejam eficientes em praticar a escuta ativa e saber se comunicar.

4. Ter disposição para encontrar a melhor solução

Os verdadeiros vendedores sabem que o seu trabalho não é apenas vender e, sim, entregar algo de valor e útil para o cliente. Acima de tudo, algo que realmente atenda à necessidade dele e contribua para melhorar os resultados da sua empresa.

5. Controlar as suas emoções

Os clientes são diferentes entre si. Alguns deles necessitam de um pouco mais de tempo para fechar uma venda por serem mais indecisos. Outros são mais arrogantes e gostam de uma conversa mais direta. Um bom vendedor sabe disso e entende como lidar com cada tipo de situação, controlando bem as suas emoções e sentimentos.

6. Ser criativo e analítico ao mesmo tempo

Os profissionais devem ser criativos e analíticos simultaneamente para conseguirem se adaptar às soluções da sua empresa, de acordo com as necessidades e dores dos clientes. Ou seja, ele é capaz de se adequar a qualquer contexto para resolver diferentes problemas.

7. Acreditar no que está vendendo

Um bom vendedor tem conhecimento profundo sobre o produto/serviço que está oferecendo e conhece bem a sua empresa para responder aos questionamentos do cliente. Mas, acima disso, deve acreditar no que está vendendo para ser convincente e, assim, conseguir aumentar as chances de fechar mais negócios.

8. Aprender com os erros

Ninguém alcança o sucesso profissional sem ter cometido erros ao longo de sua jornada. Muito menos sem ter aprendido algo com eles. Por isso, o melhor vendedor é aquele que erra e aproveita essa oportunidade para melhorar. Então, encontre pessoas que saibam aprender com os seus erros.

9. Saber criar conexões com os clientes

Venda também trata-se de relacionamentos. Assim, os melhores vendedores são aqueles que criam conexões com leads e clientes, não apenas quando estão tentando fechar um negócio. Eles continuam ajudando os antigos clientes a fim de alcançar o sucesso.

10. Estar aberto para tecnologia

A cada ano que passa, a tecnologia assume um papel maior nas vendas. Ela torna o processo muito mais eficiente. Os melhores vendedores sabem disso e, por isso, investem o seu tempo em tecnologias, como o CRM e inteligência artificial.

Nem sempre é possível encontrar um bom vendedor, mas você pode ensinar seu time de vendas a desenvolver as características essenciais para alcançar esse objetivo. Esperamos que as dicas acima sejam o ponto de partida para ajudá-lo a construir uma equipe de sucesso.

Gostou do nosso artigo? Que tal aprender mais sobre comunicação, uma das características essenciais para um bom vendedor? Conheça agora os canais de comunicação fundamentais para atrair e fidelizar os clientes.

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